Classificação do equipamento de elevação


PLANILHA FUNCIONAL EM EXCEL

DETERMINAÇÃO DE GRUPOS DE TRABALHO



INTRUÇÕES DE USO PARA PLANILHA DE DETERMINAÇÃO DE GRUPOS DE TRABALHO E VIDA ÚTIL ESPECIFICADA DO EQUIPAMENTO

A planilha para definição da classe de utilização das estruturas e grupo de trabalho do mecanismo segue os parâmetros da norma ABNT NBR-8400 – Cálculo de Equipamento Para Levantamento e Movimentação de Cargas e determina tais parâmetros através da entrada correta dos dados nos campos destacados em verde.

ESTRUTURAS

A norma determina que as estruturas devem ser classificadas em grupos, a fim de serem determinados as solicitações que deverão ser levadas em consideração no projeto.

Os diversos grupos classificam a estrutura para os equipamentos, com um conjunto e determinam o valor do coeficiente de majoração Mx, que por sua vez caracteriza o dimensionamento da estrutura.

Para determinação do grupo a que pertence a estrutura de um equipamento, são levadas em conta dois fatores:

  1. Classe de utilização;
  2. Estado de carga.

A classe de utilização caracteriza a frequência de utilização dos equipamentos e o estado de carga caracteriza em que proporção o equipamento levanta a carga máxima, ou sempre uma carga reduzida, ao longo de sua vida útil.

MECANISMOS

A norma determina que os mecanismos devem ser classificados em função dos serviços, em grupos, a fim de serem determinados as solicitações que deverão ser levadas em consideração no projeto.

Para determinação do grupo a que pertence um mecanismo de um equipamento, são levadas em conta dois fatores:

  1. Classe de funcionamento;
  2. Estado de solicitação.

A classe de funcionamento caracteriza o tempo médio, estimado em número de horas de funcionamento diário do mecanismo e o estado de solicitação (analogamente às estruturas) caracteriza em que proporção um mecanismo, ou um elemento de um mecanismo, é submetido a sua solicitação máxima ou somente a solicitações reduzidas.

Entre com os dados na sequencia nos campos em verde e obtenha automaticamente os resultados nos campos amarelos.